Essa festa se refere ao dia de todos os Santos e simultaneamente ao dia de finados. Geralmente o Halloween é mais difundido em países de língua anglo-saxônica, os países de língua hispânica não celebram essa festa, e sim o dia dos mortos, no oriente médio esse período é marcado pela tradição e crença popular.
Na Espanha, assim como no Brasil, é comemorado o dia de todos os santos, a data destinada a esse evento é o dia 1º e 2 de novembro, sendo respectivamente comemorados o dia de todos os santos e finados, no último as pessoas tributam os mortos levando flores aos túmulos.
A Irlanda é considerada o “berço” da tradição do Halloween, as pessoas comemoram construindo fogueiras, no caso, os adultos, pois as crianças andam nas ruas exclamando o famoso “trinks or treats”, que traduzido significa “doces ou travessuras”.
No território do México comemora-se no dia 1o de novembro o dia dos anjinhos, chamados também de dia dos inocentes, no qual é celebrada a memória de crianças mortas antes de serem batizadas. O dia dos mortos (El dia de los Muertos) é celebrado no dia 2 de novembro, é bastante difundido no país, as pessoas festejam o dia levando aos túmulos tudo aquilo que o morto mais gostava, no dia que antecede o evento reúne-se parentes e amigos para comer e beber e ficam a esperar os mortos na madrugada.
Nesse período é comum a produção e distribuição de caveiras doces (de chocolate, marzipã e açúcar).
Na Tailândia é realizada anualmente a festa Phi Ta Khon, o dia é celebrado com música e desfiles, junto levam a imagem de Buda, segundo eles os Vietnamitas Fantasmas e espíritos circulam dentre os homens.
Texto de
Eduardo de Freitas
Doces ou Travessuras?
"É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo." (Das Vantagens de Ser Bobo)
TE AMO!!!
As melhores coisas da Vida são as mais simples. Em geral estão ao nosso alcance e, na maioria das vezes, inteiramente grátis.
O grande problema é que na maioria das vezes não percebemos e não damos o devido valor a essas coisas tão simples e tão preciosas... e quando nos damos conta já é outro dia.
É tão gostoso dizer eu Te Amo... é tão simples. Nossa...e quando ouvimos então? O coração acelera os olhos brilham... Essas duas palavras tão simples de se dizer podem transformar a vida de uma pessoa, então porquê existe pessoas que sentem medo e não as dizem... ela é tão simples de se dizer... ainda mais quando sentimos amor de verdade...
Hoje me lembro com muito remorso que nunca tive a oportunidade ou a coragem de dizer que amo minha pequena Mayara, minha pequena irmãzinha que não se encontra mais entre nós... Deus devia está precisando de um anjo a seu lado e deve ter escolhido ela para ocupar essa função... May, como eu queria que você estivesse aqui lendo isso que escrevo com lágrimas no olhos... como eu queria olhar em teus olhos e dizer que EU TE AMO MINHA PEQUENA.
Certa vez eu li em algum lugar da internet a seguinte frase “Nós conseguimos vê o amor através do olhos”... espero que já que não tive a coragem de dizer o quanto a amo, espero de todo o coração que ela possa ter visto esse amor em meus olhos...
Sinto muito sua falta May. Um pedaço de mim já não existe.
Mayara Cavalcanti * 20 de Novembro de 1993 à 20 de junho de 2008 *